Cidade da maior fogueira do Brasil

Cartaz de 1.959 convidando para a Festa de São Pedro, hoje  conhecida como a Festa da Fogueira de Jateí

Jateí detém o título de erguer a maior fogueira do Brasil. Com cerca de 70 metros de altura, a fogueira está no livro dos recordes mundiais desde 2002 e é símbolo da tradição da comunidade local. Todos os anos atrai dezenas de milhares de pessoas ao município. Nos últimos anos, a festa chegou a levar quase 20 vezes do número da população, causando grandes engarrafamentos na sua área urbana e na BR 376, que dá acesso ao município.

A maior fogueira do Brasil demora cerca de um mês para ser levantada, utilizando madeira de reflorestamento e obedecendo todos os padrões estabelecidos pelo Corpo de Bombeiros e demais organismos de segurança. Erguida sempre no mês de junho em homenagem à São Pedro – Padroeiro do município – a verdadeira obra de arte esbanja imponência e é a marca da festa. Ela é acesa sempre à meia noite de um sábado, seguida de show pirotécnico de vários minutos. Espetáculo de luzes e cores que encanta a população local e quem viaja muitos quilômetros para contemplar o momento.

Década de 1.970: Trabalhadores posam para foto junto com o professor Manuel Sanches Gabriel  depois de erguerem a fogueira

Conforme Francisco Raimundo Filho, coordenador da montagem da fogueira, sua base começa com oito metros de largura, sendo que os últimos lances fecham com dois metros. Para fechar a obra, são colocados feixes de bambu que formam uma espécie de pavio e, em sua ponta,  é adicionado mais um mastro que sustenta uma bandeira com as cores do município. Uma estrutura hidráulica é montada para fazer um elevador que garante a edificação da fogueira com segurança, que é sustentada por dezenas de cabos de aço e longe da área de circulação de pessoas.

Como ocorre desde 1.977, a realização da Festa da Fogueira é da Prefeitura de Jateí O evento foi encampado pelo então prefeito da época, José Jorge Leite, já falecido. A Festa da Fogueira conta com outras atrações e atividades culturais, entre elas rodeio, concurso de quadrilhas, parque de diversões e praça de alimentação. Outra grande atração do evento são apresentações de grandes nomes da música sertaneja do Brasil.

História – Registros históricos apontam que a Festa da Fogueira nasceu oficialmente em 1.977, incentivada pelo então prefeito José Jorge Leite. No ano anterior (1.976), o então diretor da escola local, Manuel Sanches Gabriel, com a ajuda de seus alunos, montou uma fogueira de seis metros no dia 29 de junho, em homenagem a São Pedro, padroeiro do município. Francisco Filho, atual coordenador de montagem, foi um dos alunos que ajudou a erguer a fogueira naquele ano.

A altura da fogueira chamou a atenção de José Jorge e, em 1.977, quando já havia sido eleito prefeito pela segunda vez (1.977/1.982), incentivou o professor a fazer uma fogueira ainda maior, instalando também barracas e atrações. Nascia então a Festa do Padroeiro de Jateí, tendo na fogueira um dos centros de atenção.

A tradição de Jateí ganhou o Brasil e o mundo, por meio de reportagens da TV Globo – principal emissora do Brasil – e demais veículos de comunicação, sendo que o município entrou para o livro dos recordes mundiais (Guinnes Book) como a maior fogueira do mundoEssa certificação aumentou, ainda mais, o desafio de fazer um evento mais grandioso a cada ano de sua edição.

Um prédio de 22 andares – Em 2023, nos 60 anos de Jateí, a altura da fogueira de gigante foi equivalente a um edifício de 22 andares. Para manter a chama da tradição de ser o município com a maior fogueira do país, um grupo de trabalhadores especializados escalou dezenas de metros de altura para empilhar lance a lance. A fogueira passou dos 65 metros de altura, acrescida com um mastro que tem em seu topo uma grande bandeira com as cores do município, passando em mais de 70 metros de altura. Um guindaste foi usado para estruturar os primeiros 20 metros que formam a base da fogueira.