Apresentação do Museu Virtual de Jateí
A presente plataforma é uma iniciativa para começo de um processo de resgate histórico em mídia eletrônica. A atual estruturação é apenas uma base para um trabalho constante de organização e publicação de fatos e feitos ao longo dos anos, desde o começo da ocupação populacional de Jateí.
O Museu Virtual de Jateí em plataforma eletrônica e digital é o primeiro passo para a preservação da memória, com espaço para acréscimo de capítulos da história passada e a introdução de outros no processo contemporâneo da construção constante do município.
Como não está estabelecido em um espaço físico, a inserção de conteúdo é infinita, possibilitando promover o enriquecimento da memória do município e seus habitantes ao longo do tempo.
Esta base inicial aborda de forma simples a trajetória de Jateí nas primeiras seis décadas de sua independência política e administrativa, pontuando especialmente a estruturação do município com o passar dos anos.
A pesquisa efetuada para dissertar o processo histórico de criação do povoado e sua emancipação tem como base o depoimento de descendentes dos pioneiros e pioneiras. A exposição escrita é feita de forma resumida, apenas com o objetivo de contextualizar os momentos, históricos e contemporâneos, da trajetória de Jateí ao longo do tempo.
A base está aqui e pode ser visualizada nos ícones organizados nesta plataforma. Ela também está pronta para ser ampliada, pois a história, assim como o tempo, não tem parada. É um processo constante.
Jateí-MS, dezembro de 2024
Administração Municipal de Jateí
Gestão 2021/2024
Prefeito: Eraldo Jorge Leite
Vice-prefeita: Cileide Cabral da Silva Brito
Chefe de Gabinete: Eduardo Aparecido Martins Pereira
Secretaria de Administração: Telma Barboza Gandine
Secretaria de Planejamento: Fernando Camilo do Carmo
Procuradoria Jurídica – José Lucas Cubas
Secretaria de Finanças – Rogério da Silva
Secretaria de Educação e Cultura: Eleni Teixeira dos Santos Felipe
Secretaria de Infraestrutura – Rodrigo Félix da Silva
Secretaria de Saúde – Christiane Cândido Pinheiro
Controladoria Geral: Raul Fernandes Garcia
Secretaria de Assistência Social: Maria Antonia Lacerda da Silva Santos
Secretaria de Meio Ambiente: Alex Barbosa
Secretaria de Desenvolvimento Rural: Fernando Alves de Araújo
Secretaria de Esportes, Lazer e Turismo – Paulo Augusto Malaquias Silva
Ouvidoria: José Carlos Gomes