Apresentação do Museu Virtual de Jateí

A presente plataforma é uma iniciativa para começo de um processo de resgate histórico em mídia eletrônica. A atual estruturação é apenas uma base para um trabalho constante de organização e publicação de fatos e feitos ao longo dos anos, desde o começo da ocupação populacional de Jateí.

O Museu Virtual de Jateí em plataforma eletrônica e digital é o primeiro passo para a preservação da memória, com espaço para acréscimo de capítulos da história passada e a introdução de outros no processo contemporâneo da construção constante do município.

Como não está estabelecido em um espaço físico, a inserção de conteúdo é infinita, possibilitando promover o enriquecimento da memória do município e seus habitantes ao longo do tempo.

Esta base inicial aborda de forma simples a trajetória de Jateí nas primeiras seis décadas de sua independência política e administrativa, pontuando especialmente a estruturação do município com o passar dos anos.

A pesquisa efetuada para dissertar o processo histórico de criação do povoado e sua emancipação tem como base o depoimento de descendentes dos pioneiros e pioneiras. A exposição escrita é feita de forma resumida, apenas com o objetivo de contextualizar os momentos, históricos e contemporâneos, da trajetória de Jateí ao longo do tempo.

A base está aqui e pode ser visualizada nos ícones organizados nesta plataforma. Ela também está pronta para ser ampliada, pois a história, assim como o tempo, não tem parada. É um processo constante.

Jateí-MS, dezembro de 2024

Administração Municipal de Jateí

Gestão 2021/2024

Prefeito: Eraldo Jorge Leite

Vice-prefeita: Cileide Cabral da Silva Brito

Chefe de Gabinete: Eduardo Aparecido Martins Pereira 

Secretaria de Administração: Telma Barboza Gandine

Secretaria de Planejamento: Fernando Camilo do Carmo

Procuradoria Jurídica – José Lucas Cubas

Secretaria de Finanças – Rogério da Silva

Secretaria de Educação e Cultura: Eleni Teixeira dos Santos Felipe

Secretaria de Infraestrutura – Rodrigo Félix da Silva

Secretaria de Saúde – Christiane Cândido Pinheiro

Controladoria Geral: Raul Fernandes Garcia

Secretaria de Assistência Social: Maria Antonia Lacerda da Silva Santos

Secretaria de Meio Ambiente: Alex Barbosa

Secretaria de Desenvolvimento Rural: Fernando Alves de Araújo

Secretaria de Esportes, Lazer e Turismo – Paulo Augusto Malaquias Silva

Ouvidoria: José Carlos Gomes