Gigante: Um parque do tamanho de sua fogueira
Jateí tem um centro de eventos considerado modelo e preparado para receber as mais diferentes programações. É o Parque da Fogueira, um espaço multiuso que é cartão postal da cidade e motivo de orgulho da população local, que faz questão de apresentar a obra aos visitantes e turistas.
Edificado em uma área nobre de cem mil metros quadrados, o Parque da Fogueira de Jateí tem cerca de vinte mil metros de área construída, incluindo uma imensa cobertura fixa para abrigar palcos e ainda dois salões de festas. O centro de eventos tem ainda arena de rodeio, pista de laço e arquibancadas para acomodação do público.
As dimensões do Parque da Fogueira em Jateí remetem a do Parque do Peão de Barretos, em São Paulo, pela grandiosidade e estrutura montada em seu interior. A diferença é que o espaço paulista é particular e o parque jateiense é público, um patrimônio de sua população. O espaço tem o nome de Elóe Quelé Ramos, que foi um dos maiores festeiros do município, sendo incentivador das tradições jateienses. Além da vida comunitária, seo Elóe teve atuação forte na política local, sendo eleito vereador por diversos mandatos na Câmara Municipal de Jateí.
O Parque da Fogueira de Jateí é todo cercado, com uma entrada imponente que remete ao visitante a grandiosidade do espaço de eventos. O local foi criado para sediar a Festa da Fogueira – principal evento do município – e foi inaugurado no ano de 2007. Além da festa, o parque é referência para outros eventos no município, que vão de quermesse a exposição de carros antigos. Nos 60 anos de Jateí, o parque ganhou mais um pavilhão coberto para ser usado como praça de alimentação em grandes eventos. O local também vai ser utilizado para receber a feira livre de Jateí.
Realização de um sonho – Ao verificar que a Festa da Fogueira ganhava uma proporção maior a cada edição, o prefeito Eraldo Leite decidiu antecipar o futuro e começou a pensar num local amplo para receber as dezenas de milhares de pessoas que visitam Jateí durante o tradicional evento, que acontece na semana do Dia de São Pedro – padroeiro do município -, celebrado em 29 de junho
A concepção do Parque da Fogueira tomou forma no terceiro mandato de Eraldo como prefeito de Jateí (2005/2008), mas ele sempre cita a decisão do prefeito Arilson Targino (2.008/2016), que ampliou e promoveu adequações ao espaço.
Determinado em implantar um centro de eventos no município, o gestor foi atrás de recursos dos governos estadual e federal, além de investimentos próprios do município, para materializar em realidade um sonho de sua população.