Primeira mulher vereadora em Jateí

Dona Didi (Maria Antonia) foi a primeira vereadora eleita para a Câmara de Jateí
A representação feminina na Câmara de Jateí começou a ter espaço somente 13 anos depois da emancipação do município, em 1.976, com a eleição de Maria Antônia de Souza (Dona Didi), para a vereança. Ela foi a primeira parlamentar na Casa de Leis, eleita numa época que não havia percentual destinado às mulheres nas chapas partidárias.
Depois de Maria Antônia “Dona Didi”, foram eleitas vereadoras Nair Alves de Souza e Silva (1.988), Maria Madalena dos Santos Duck (1.992), Cileide Cabral da Silva Brito (1.996), Fátima Albertina Jorge da Costa e Cileide Brito (2.004), Rose Mônica Duck Ramos e Tânia Fátima Caetano Martins (2.008), Maria Aparecida Neres Leite, Rose Mônica e Milca Gandine (2.012) e Rose Mônica e Suziane Manfré (2.020).
Em 2024, o Legislativo Jateiense entra para a história com a bancada feminina sendo maior que a masculina. Dos 9 integrantes da Casa de Leis, foram eleitas cinco são mulheres que tomarão posse em 1 de janeiro de 2025: Suzi Manfré e Rose Mônica (reeleitas), Andréia da Farmácia, Laura Medeiros e Maria Antônia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *